Vamos cirandar por mais Assistência Estudantil!

Vivenciamos em nossa universidade, por quase dois meses, um intenso processo de mobilizações em prol de uma educação pública e de qualidade. O movimento estudantil, unificado nas pautas, construiu um calendário de lutas e debates acerca da questão. Marchas envolvendo toda a universidade, ocupação do RU do PAF 1, audiência pública com a reitoria, assembleias estudantis, aulas públicas e, por fim, a paralisação das atividades  da FAPEX,  que foi utilizada como instrumento vitorioso de pressão sobre a reitoria para convocar o Conselho Universitário, com pauta única de assistência estudantil.

Da ocupação da FAPEX, o Movimento Estudantil da UFBA saiu vitorioso. Além de serem aprovadas pautas históricas do movimento, conseguimos estabelecer prazos para execução das demandas. A Reitoria sinalizou que em março de 2012 o RU em São Lázaro e Canela estarão funcionando e que o Buzufba Intercampi circulará. Nesse CONSUNI também aprovamos uma moção de apoio à luta pelos 10% do PIB para educação pública e entrega da residência universitária 5 situada na Av. Garibaldi ainda em 2011; criou-se um Grupo de Trabalho tripartite para aprofundar e encaminhar as discussões acerca dos outros pontos de pauta reivindicados pelos estudantes.

A capacidade de mobilização, organização e o caráter propositivo e questionador do movimento provou a importância da construção de um projeto politico que seja pautado por lutas e, também, por conquistas! Para o próximo período, nós da Chapa 1 Ciranda de Lutas, continuaremos a fortalecer a cobrança. Vamos continuar defendendo a gestão orçamentária participativa, integrada com a pauta de Assistência Estudantil nas instâncias superiores.

Reivindicaremos com mais força a campanha dos 15 % do orçamento da UFBA para Assistência Estudantil. Afinal, além de cobrarmos 10% do PIB nacional para Educação Publica, defendemos um investimento que viabilize as pautas estudantis. Para manutenção ou ampliação de direitos, é fundamental ter orçamento específico. É preciso que a PROAE-Pró Reitoria de Assistência Estudantil tenha financiamento próprio além do projeto Brasil Universitário e que o planejamento anual de sua gestão seja feito de forma participativa e democrática.

Propomos a implantação do projeto de curso preparatório para o vestibular para estudantes de escola pública sendo realizado em parceria com a PROAE, de modo a contribuir e referenciar socialmente o DCE. Manteremos nossa participação na comissão de Assistência Estudantil do CONSUNI pra fazer valer na prática as conquistas de nossas recentes mobilizações, de modo a garantir que em março de 2012 sejam realizadas as promessas da reitoria. Pautaremos nos espaços decisivos a construção da Residência Universitária que tenha atendimento específico para mães-estudantes; manutenção, reforma e ampliação do número de vagas da creche e residência 3, assim como equalização do valor das bolsas com o valor do salário mínimo vigente.

Propomos que toda a política de Assistência Estudantil do DCE será construída através do Fórum de Assistência Estudantil, em parceria com a Representação das Residências Universitárias e o conjunto de estudantes que queiram fazê-lo. Manteremos nossa vigília em prol de melhorias que mudem a vida dos estudantes, não ficamos apenas nas palavras de ordem.

Convidamos você a construir conosco essa ciranda!

Propomos para UFBA os seguinte projetos:

  • Implantação do preparatório para o vestibular que atenda estudantes de escola pública
  • Manter participação vigilante e propositiva na comissão de Assistência Estudantil do CONSUNI.
  • Fazer valer na prática com mobilizações as pautas discutidas e implementadas pela Reitoria
  • Manutenção, reforma e ampliação das vagas da creche UFBA e da R3 já!
  • Equalização de bolsas com salário mínimo vigente

Essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós, ela é de todas nós!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s